segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Saiu o resultado das eleições de prefeito e vereador em Taboquinhas



sala de votação

fila de votação

"Saiu hoje (17) o resultado das eleições em Taboquinhas e já sabemos quem será os prefeitos de Itacaré  para os próximos 04 anos. Reuel e Fabrício foram os vencedores sendo eleitos prefeito de Itacaré,  Marilene, Vanessa, Alif, Maurino, Da Lapa, Diomaria, Thiofó e Daniela foram escolhidos vereadores e irão governar  o município pelos próximos 4 anos".

Calma! não é nada disso que você está pensando. Estamos falando do projeto das "Eleições nas Escolas", idealizado pelo jornalista e professor Aleilton Oliveira que realizou no Colégio Estadual de Taboquinhas a simulação das eleições no colégio, onde os alunos se candidataram a prefeito e vereadores e durante um mês viveram a simulação da política em suas vidas, onde puderam apresentar suas propostas, fizeram seus discursos, santinhos, pediram voto, aprenderam a falar em público, falar em situações difícil, discutiram sobre a importância das eleições, do voto, da ficha limpa, entenderam o que é quociente eleitoral, entre outras situações políticas que foram vivenciadas pelos alunos e trabalhadas por todos os professores do colégio desde o dia 15 de agosto.

No total foram 11 candidatos a prefeito e 15 candidatos a vereadores. Se elegeram 1 prefeito  e 4 vereadores por cada turno, manhã e noite.



Alunos estão feliz mesmo numa imensa fila



Diretora Edleuza votando 


Prefeito Fabrício eleito pela noite

Candidatos a prefeito apresentando suas propostas no debate


Debate Político


Santinhos dos candidatos








Debate:

Antes da realização das eleições propriamente dita, os alunos tiveram que participar de um debate político, com formato parecido com os debates presidencias das redes televisivas. E os alunos respondiam  
onde eram feitas perguntas sobre suas propostas por Aleilton Oliveira e pelos presentes, simulando um debate real. Os alunos entenderam a importância das propostas dos candidatos e votaram nos que sairam melhor nos debates, os que faltaram ou fugiram do debate, também foram punidos nas urnas.

Eleição:
A simulação das eleições foi tão real que os alunos se sentiram realmente numa eleição, com a rigidez dos mesários, os professores Charles, Elenízia, e Neriomar. Os alunos ficaram bastante emocionados e integrados com o projeto e gostaram muito da experiência. Reuel, o prefeito eleito, da manhã, o mais votado da escola nos dois turnos,  ressaltou que um projeto como esse é de importância fundamental já que permite aos alunos aprender de maneira prática e prazeirosa  sobre a  política.

O professor Aleilton Oliveira afirmou que a idéia desse projeto surgiu em sua aula de sociologia quando percebeu que os alunos não gostavam de falar de política, porque de uma maneira geral, enxergam a política como uma coisa má e suja. Assim, eles poderiam entender a importância da política em suas vidas e poderiam aprender que quanto mais fugimos e nos omitimos da política, mais contribuiremos para que ele continue sendo assim como não queremos. Para que não fosse confundido com política partidária local, os números e nomes de partidos foram criados para diferenciar do real. Excepcionalmente, os vereadores só poderiam ter 3 números.

O resultado final das eleições foi o seguinte:

Matutino
Reuel e Thárcia - Prefeito - 32 votos
Marilene , Vanessa, Alif e Maurino vereadores

Noturno
Fabrício e Eliane - Prefeito - 30 votos
Da Lapa, Diomaria, Thiofó e Daniela, vereadores.

"Agradeço a toda o Colégio Estadual de Taboquinhas, professores, funcionários e alunos que participaram e ajudaram na realização desse projeto, em especial aos alunos candidatos que concorreram as eleições, parabéns pela coragem,  inclusive Larissa, Jean, Phabline, Anelize, Glauco, Adriana, Aionara, Valquires, Luiz Paulo,  Ionária, Daiane, Jamile, Jilmária, Hellen"  finaliza Aleilton Oliveira.

Modelos de santinhos



 


0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070