segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Itacaré: Ponto eletrônico começa a valer para pequenas empresas.

A partir desta segunda-feira, as pequenas empresas que já controlam o ponto dos funcionários de forma eletrônica devem utilizar um novo sistema, segundo portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A regra, adiada várias vezes, determina que as companhias que tenham mais de dez funcionários utilizem o Registrador Eletrônico de Ponto – um sistema de ponto eletrônico específico. Os aparelhos devem ser certificados por órgãos técnicos, ter memória inviolável e emitir recibos aos profissionais.
Quem faz marcação manual ou mecânica de ponto não precisa substituir o método. Segundo o MTE, sistemas alternativos poderão ser usados desde que autorizados por convenção ou acordo coletivo de trabalho. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho e Empresa, a maioria das empresas com mais de dez funcionários já usa ponto eletrônico e deve se adaptar ao novo sistema. Nos primeiros 90 dias, a fiscalização servirá para instruir os empreendedores.
A Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Equipamentos de Registro de Ponto (Abrep) estima que 400 mil empresas serão obrigadas a adotar o novo sistema. Hoje, pouco mais de 30% das companhias já regularizaram a situação. Segundo a Abrep, hoje existem 66 opções de aparelhos de ponto eletrônico no mercado, com preço médio de 28,50 reais.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070