sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Itacaré: Educadores participam de palestra sobre Gestão Escolar.

Professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Itacaré participaram da palestra sobre Desafios para a Gestão Escolar. O ministrante foi o renomado presidente do Instituto Alfa e Beto de Alfabetização (IAB), o João Batista Araújo e Oliveira. O evento aconteceu no auditório do Fórum, reunindo mais de 50 educadores na tarde da última quinta-feira (30). A palestra foi aberta com a fala da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Ediana. Ela relembrou o esforço empregado pelos educadores para reverter o vergonhoso desempenho de Itacaré no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De 2009 para 2011, o município saltou de 2,8 para 4,6 pontos. Itacaré ocupava a 387ª posição e, no último levantamento, passou para o 33º lugar, meta estabelecida para 2021. “A gente aprendeu uma nova maneira de trabalhar que deu certo. O governo municipal investiu e os professores, coordenadores e diretores se empenharam para mudar essa realidade”, declarou.
A secretária municipal de Educação, Juliana Delmont, também ressaltou a importância em fazer com que os alunos do Ensino Fundamental passassem a ler, escrever e dominar as operações matemáticas. “Antes, tínhamos a pedagogia do fracasso, com estudantes repetindo de ano sem que os problemas de aprendizagem fossem resolvidos. Hoje, temos a pedagogia do sucesso, estimulando os alunos, dando prioridade ao pedagógico”, afirmou. Parceiro de Itacaré desde 2009, o IAB tem ajudado o município a reestruturar seu programa de ensino, material didático, formação dos educadores e avaliação dos alunos. O presidente da instituição, João Batista, esteve na cidade para discutir com os educadores o porquê das escolas terem diferentes desempenhos apesar de contarem com estruturas parecidas. “Queremos refletir e entender como a gestão escolar influencia o aluno a ter um resultado melhor”, informou. Ele ainda elogiou a evolução do município no Ideb, declarando que o resultado mostra que Itacaré tem colhido os frutos dos esforços que a Secretaria de Educação tem feito nos últimos anos.
  O professor João Batista é Ph.D. em Pesquisa Educacional pela Universidade do Estado da Flórida (EUA). Ele possui mais de 40 anos de experiência na área da Educação, atuando como coordenador e consultor de inúmeros programas e políticas educacionais de sucesso. Criado em 2006, o Instituto Alfa e Beto é uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a disseminação e promoção de políticas e práticas de educação baseadas em evidência.Fonte: Rede Brasil de Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070