segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um em cada quatro brasileiros pratica corrupção, diz pesquisa.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Vox Populi apontou que cerca de 23% dos brasileiros, ou seja, um em cada quatro, não vê como corrupção o ato de dar dinheiro a um guarda de trânsito para evitar o recebimento de uma multa. Para os especialistas, a corrupção no dia a dia é resultado do que acontece dentro da política do país.

Os resultados mostram o quanto atos ilícitos são vistos como atitudes comuns, como por exemplo, sonegar impostos quanto a cobrança é muito alta é visto como algo errado para 35% dos entrevistados, mas não como corrupção. Uma campanha do Ministério Público ‘O que você tem a ver com a corrupção’, visa esclarecer como algumas atitudes consideradas normais são, na verdade, falta de ética da população.

De acordo com informações da BBC Brasil, uma lista com dez atitudes ilícitas praticadas no cotidiano, são consideradas como atos de corrupção: Não dar nota fiscal; Não declarar Imposto de Renda; Tentar subornar o guarda para evitar multas; Falsificar carteirinha de estudante; Dar/aceitar troco errado; Roubar TV a cabo; Furar fila; Comprar produtos falsificados; No trabalho, bater ponto pelo colega; e Falsificar assinaturas.

Segundo o Ministério Público, esses tipos de atitudes comprometem a prestação de serviços públicos e atrapalham no desenvolvimento econômico e social do país, prejudicando a qualidade de vida no futuro. Porém, a pesquisa apontou que 84% dos entrevistados afirmam ser honestos em qualquer situação, o que para os especialistas na área de anti-corrupção é um dado bastante animador, principalmente por conta da explosão das redes sociais em que os jovens estão bem mais expostos. 

(Correio)

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070