Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) , nesta quarta-feira(28), comprovam que Itacaré, foi um dos municípios brasileiros que mais evoluíram com relação à qualidade do ensino público nos últimos anos. Em 2011, a cidade atingiu, na primeira fase do ensino fundamental (4º e 5º ano), a pontuação de 4,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), meta estabelecida para 2021.
De acordo com o MEC, em dois anos, a evolução no ensino público de Itacaré foi de quase dois pontos. A pontuação do município subiu de 2,8 em 2009, para 4,6 em 2011. O índice é superior ao de cidades maiores como Itabuna (4,3), Ilhéus (3,9), Feira de Santana (3,5), Alagoinhas (3,6), Itapetinga (4,4) e Vitória da Conquista (3,4). Graças a marca alcançada, Itacaré pulou da 387º para 33º colocação entre os 417 municípios da Bahia, e foi o terceiro com maior evolução na estado.
Mesmo estando numa escala gradativa e comprovada de evolução, a atual "gestão educacional", terminará o ano letivo de 2012 com com 165 dias letivos para não pagar o mês de dezembro e o decimo terceiro dos professores contratados, descumprindo a Lei federal 9.394/96 de Diretrizes e Bases (LDB), que estipula em seu artigo 12, inciso III, que as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres e o artigo 13, inciso V falam em horas-aula programadas e que deverão ser rigorosamente cumpridas, pela escola e pelo professor.
Os professores de Itacaré colocam o município no pódio brasileiro da evolução educacional, e mesmo assim o gestor vira as costas para tudo isso, fazendo com que os maiores responsáveis por toda essa evolução encerrem o ano letivo faltando 35 dias de aula para completar a quantidade minima estabelecida por lei.Para não paga-los.
E ai, como fica.. ou como ficará os professores e alunos?
Será que é uma estratégia, ou um novo método educacional do gestor para o sistema educacional brasileiro?
Ou então os alunos de todas escolas, creches, e colégios municipais estão em uma escala ímpar de aprendizado que só precisão 165 dias letivos para fecharem o ano diferente de todo resto do Brasil?
E melhor, para que os alunos não fiquem obesos e sedentários vamos retirar o ônibus escolar, para que eles andem, e cortar a merenda escolar e solta-los uma hora antes para que fiquem magros e saudáveis.
Pelo visto como dizia o ex-presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva, "desde Cabral a Educação Brasileira foi programada para não haver", segundo ele Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse.E que está entranhada na alma de muitos que povo não precisa estudar e muita gente acha que até melhor que eles sejam analfabetos, basta que eles saibam servir e "votar sempre nos mesos".
Educação é liberdade, entendimento, e um despertar para um paraíso de possibilidades e dimensões inimagináveis, ou não? Ou é, e não é ao mesmo tempo..Pelo o visto perguntas irão faltar.E pior é que as respostas só serão dadas até 30 de novembro, para não pagar o salário de dezembro e o decimo terceiro integral.
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.