quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Após obter cancelamento de debate, Fidélix quer CPI contra Globo.

Após a Rede Globo cancelar na tarde desta terça-feira o debate que seria realizado na próxima quinta-feira entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, o concorrente do PRTB, Levy Fidélix, afirmou que vai trabalhar para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados, para investigar a emissora.

O presidente nacional do PRTB afirmou que conversará com o representante de seu partido na Câmara, o deputado federal Aureo Lidio Moreira Ribeiro (RJ), e com seus "amigos" no legislativo nacional para instaurar um processo contra a emissora, que segundo ele, tem problemas com a arrecadação de impostos.

Levy venceu na Justiça Eleitoral de São Paulo uma ação contra a emissora, que pretendia realizar o debate de São Paulo com, no máximo, seis candidatos, e deixar de fora o postulante do PRTB. Baseado na Lei Eleitoral, que garante participação de um concorrente cujo partido possui representantes na Câmara dos Deputados, Levy tentou na Justiça garantir sua participação no programa.

A Globo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), mas, segundo nota da própria emissora, o debate foi cancelado "devido à falta de tempo para garanti-lo na Justiça", já que o TSE ainda não se posicionou sobre o assunto.

A emissora pretendia realizar o debate com apenas seis candidatos - Celso Russomanno (PRB), José Serra(PSDB), Fernado Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT), os primeiros colocados nas pesquisas -, formato que considera "ideal".

Além de Levy, Carlos Giannazi (Psol) também possui direito de participar do debate, de acordo com a Lei Eleitoral, e também brigava na Justiça para garantir sua participação.

Em 2008, a emissora cancelou o debate na capital paulista também pelo excesso de candidatos.

Segundo o candidato do PRTB, a Globo "tentou usurpar a competência do Congresso" e se considera "acima da lei". "A Justiça deu na testa da Globo", afirmou Levy, que considerou "radical" o cancelamento do debate. "Para mim, perdeu a democracia", declarou.Fonte: Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070