domingo, 23 de setembro de 2012

Itacaré: Encontrinho Ylê D'Erê e XI Caruru de Ibejis movimentarão a cidade!


Terá início na próxima quarta-feira, 26 de setembro, o Encontrinho Ylê D'Erê, na Casa do Boneco de Itacaré, o evento, traz em sua concepção, a preocupação com a infância e adolescência da população negra, na garantia de espaços e eventos que possam fortalecer a ancestralidade e autoestima dos pequenos. O evento, principal ação do Prêmio Pontinho de Cultura (MINC), também é uma convergência de “zumbisonhos” da Rede Nacional Mocambos, com um intuito maior de devolver à infância negra o direito de viver sua cultura e ludicidade, tão sequestradas pelo modelo dominante da sociedade convencional e racista.
Fotografia de Lata, contação de histórias negras com montagem de espetáculo, vivencias com griôs, passeio no quilombo, aula de yorubá, encontro de tambores, passeio na praia com aulas de capoeira angola e surf fazem parte de uma programação riquíssima que vem sendo produzida há meses pelo Coletivo da Casa do Boneco com a colaboração de diversos parceiros.
O Encontro, estará conjugado com o XI Caruru de Ibeji, que acontece na tarde do domingo dia 30, uma grande celebração para servir as comidas de todos os orixás e distribuir muitos doces e brincadeiras para os erês. Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc. Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo é o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.
O Caruru de Ibeji na Casa do Boneco é uma celebração à vida e resistência de todas as crianças, sua história começa com a batalha pela sobrevivência de Lori Mafoane, que nasceu com 6 meses e menos de 2kilos e vigorosamente se tornou uma criança feliz, saudável e inteligente.
Para José Balbino, do Coletivo Nordeste Livre / Rede Mocambos, participar do caruru dos Ibejis é “acreditar que nossas crianças são diferentes e fazem a diferença por que perpetuam o jeito africano de brincar, imaginar, conviver e realizar. África é coletividade e a brincadeira dos erês é a garantia que nosso jeito, nossas vontades, nossas visões, são capazes de transformar.”
O Evento terá a participação e apoio do Coletivo Casa Preta (Belém / PA), Nzinga Capoeira Angola (Salvador), Rede Mocambos, Nordeste Livre, Grupo Leiturança (Salvador), Associação de Surf de Itacaré, Tela Preta (BA),Circuito Baiano de Surf Master e Eco Surf Itacareense, os Griôs Mestre Chico (RGS), Elias Bonfim (BA) e Macêdo (RJ)
SERVIÇO:
Evento: Encontrinho Ylê D'erê e XI Caruru de Ibejis
Quando: De 26 à 30 de setembro de 2012
Horários: 9 às 18h ( com exceção do dia 30, cujo horário é das 13 às 17h)
Local e Realização:Casa do Boneco de Itacaré
Entrada: doação de 2 brinquedos (podem ser reciclados e usados)
Contatos: casadobonecodeitacare@gmail.com / 73 9133 4104 /9979 0675

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070