quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Incêndio atinge região da nascente do Rio das Contas.

Um grande incêndio está consumindo há mais de uma semana a APA Serra do Barbado. Situada na parte sul da Chapada Diamantina. Nesta área, entre os biomas da caatinga, do cerrado e da Mata Atlântica, estão os mananciais que alimentam as bacias dos rios de Contas e São Francisco, vitais para o equilíbrio hidrográfico do Estado. Por isso, a serra é considerada pelos especialistas como “berço das nascentes”. A gestora da APA, Ana Paula Soares, acredita na origem criminosa do fogo. Ela informa ainda que o dano pode ter chegado a 20 mil hectares de área consumida pela chamas. A APA tem uma área total de cerca de 63 mil hectares, e a zona de proteção rigorosa, que exclui os trechos liberados para agricultura e habitação, reúne em torno de 25 mil hectares e é a parte mais atingida.
Tombada desde 1993, a APA da Serra do Barbado é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e está numa região ligada ao Ciclo do Ouro na Bahia, englobando os municípios de Rio de Contas, Jussiape, Abaíra, Rio do Pires, Piatã e Érico Cardoso. Em Piatã, na Serra da Tromba, localiza-se a principal nascente do Rio das Contas. Com 2.033m de altitude, o Pico do Barbado é o ponto culminante(a maior montanha)do nordeste brasileiro.A Serra da Tromba tem formato de “v”e apresenta uma altitude média de 1600m.No interior deste triangulo estão os “gerais”,campos planos a 1300m de altitude. Ali nasce o Rio de Contas. Fonte: Giro em Ipiaú.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070