domingo, 4 de dezembro de 2011

CDH aprova inclusão de nome indígena ou africano no RG.

                                        
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou o projeto que permite aos afrodescendentes e indígenas inserir sobrenomes de origem africana ou indígena, sejam eles familiares ou não, em suas identidades.
A proposta altera a Lei de Registros Públicos (6.015/73), que possibilita a mudança de nome aos maiores de 18 anos.
Apresentado pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA), o texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 803/11, dos deputados petistas Nelson Pellegrino (BA), Edson Santos (RJ) e Luiz Alberto (BA), que originalmente beneficiava apenas os afrodescendentes.
“A regra deve também permitir ao índio o acréscimo de nome de ancestrais, a fim de resguardar sua identidade cultural e familiar, guardando simetria com o tratamento dispensado aos afrodescendentes”, justificou Marinho.
O registro civil também poderá ser alterado em qualquer tempo, independentemente da maioridade civil.
Tramitação. O projeto tramita em caráter conclusivo, mas ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Teia da Notícia.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado, seu comentário é muito importante para nós. Pois no nosso blog você tem voz.

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070